Última Atualização do site:  

12/03/2019 10:08:32


@cmguaporema.pr.gov.br
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Cotidiano
 
Lei contribui para saldar dívida histórica do Brasil com os jovens mais pobres, afirma Dilma
 
16/10/2012
Fonte: Diario do Noroeste
Credito:

 

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, no programa de rádio semanal (Café com a Presidenta), que o objetivo da Lei de Cotas é ampliar o acesso às universidades e institutos federais para os jovens de escolas públicas, negros e índios. No programa, ela destacou a assinatura da regulamentação da Lei de Cotas, publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.
“Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública. Por isso, essa lei contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os nossos jovens mais pobres”, disse.
Dilma explicou que, com a lei, as universidades e os institutos federais vão ter que reservar, no prazo de quatro anos, metade das vagas de todos os cursos para alunos de escolas públicas, levando em conta a renda familiar e a cor do estudante. Já no próximo ano, todas essas instituições terão que reservar, no mínimo, 12,5% das vagas para estudantes cotistas.
“Esses alunos passarão por processos seletivos para ter acesso às cotas. As universidades vão ter quatro anos para implantá-las de forma integral, mas os processos seletivos para as matrículas do ano que vem, inclusive aqueles que utilizam a nota do Enem, já devem reservar 12,5% das vagas para os alunos cotistas”, afirmou.
A presidenta destacou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está democratizando o acesso às universidades sem abrir mão do mérito de cada aluno. Ela disse que a nota do Enem é fundamental para o acesso dos estudantes às políticas governamentais de ensino superior, como o Prouni, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o programa Ciência sem Fronteiras, que garante bolsas de estudo no exterior.
“Eu quero dar um conselho para os quase seis milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês. Com o curso superior, o jovem e sua família têm oportunidade de melhorar de vida e ainda ajudar o país a se desenvolver”. 


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Para estimular construção civil, governo sobe valor do imóvel que pode ser comprado com FGTS
» Professor tem pior salário entre os profissionais com nível superior
» Municípios têm situação estável no índice Ipardes de Desempenho Municipal
» Pesquisa: 36% das mães brasileiras são chefes de família
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 7:00 às 11:00 - 13:00 às 17:00

CÂMARA MUNICIPAL DE GUAPOREMA

Rua Pará, 86 - Centro

Cep: 87810-000 - Guaporema - PR

(44) 3684-1244

camara@cmguaporema.pr.gov.br